Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Stress o mal do mundo moderno!!!!!






O "STRESS" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece com o nosso organismo nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.

No aparelho circulatório a adrenalina promove a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) e uma diminuição do tamanho dosvasos sangüíneos periféricos. Assim, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenação, principalmente, dos músculos e do cérebro já que ficou pouco sangue na periferia, o que também diminui sangramentos em caso de ferimentos superficiais.

No aparelho respiratório, a adrenalina promove a dilatação dos brônquios(broncodilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios(taquipnéia) para que haja maior capitação de oxigênio, que vai ser mais rapidamente transportado pelo sistema circulatório, também devidamente preparado pela adrenalina.

Quando o perigo passa, o nosso organismo para com a super produção de adrenalina e tudo volta ao normal. No mundo de hoje as situações não são tão simples assim e o perigo e a agressão estão sempre nos rodiando. Por isso a reação do organismo frente ao stress é de taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante. Pode haver também um descontrole da pressão arterial e provocar um aumento da pressão à níveisbem altos, mas não siginifica que a pessoa seja hipertensa.Enfim o Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas.

Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, Marginal parada, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

Então começam os sinais de Stress:

*

Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho.
*

Insatisfação, irritabilidade, explosividade, reclamações.
*

Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.
*

Insônia, sono agitado, pesadelos.
*

Falhas de concentração e memória.
*

Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
*

Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.
*

Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.
*

Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia

Que levam aos sintomas do Stress

*

Cansaço
*

Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras.
*

Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.
*

Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, etc.
*

Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Fibromialgia.
*

Bruxismo (significa ranger dentes durante o sono).
*

Restlesslegs (pernas intranqüilas, principalmente na cama durante a noite).
*

Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborréia, queda de cabelos, unhas fracas.
*

Diabetes.
*

Diminuição de Libido, Impotência Sexual.
*

Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo.
*

Doenças psicossomáticas.
*

Ataques de ansiedade.
*

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
*

Ataques de Pânico [taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa “não está lá” (isso se chama desrealização), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa].
*

Depressão.

Importante:

1) Não precisa acontecer uma sobrecarga exagerada para estressar. Às vezes vários pequenos fatores se acumulam e sobrecarregam o organismo. Isto é muito importante, porque a maioria das pessoas acha que para estressar precisar existir um problema muito grande, e não precisa mesmo !

2) Sobrecargas "boas" também podem estressar. Exemplos: comprar, reformar, construir casa, promoção no trabalho com novos desafios, casamento, ganhar na loteria e ter que investir o dinheiro J.

Com o tempo aprendemos a controlar, administrar e conviver com os problemas que nos sobrecarregam e causam ansiedade. Cada pessoa tem um limite de problemas que ela consegue administrar, isso é individual.

Você não precisa se livrar de todos os seus problemas para melhorar, basta chegar à quantidade que você consegue administrar sem estressar.

O que fazer ?

*Arrume um hobby ou um passatempo, isto ajuda a desviar a sua atenção e alivia o stress.
*Controle a sua dieta, melhorando seus hábitos, diminuindo o consumo de bebidas alcóolicas e deixe de fumar. Ao contrário do que muita gente pensa estas atitudes não são estressantes mas, contribuem para a diminuição do stress.

A solução é óbvia mas difícil de fazer: mudar hábitos.
*

Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, alimentação mais saudável, socializar mais com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema.
*

Viajar, tirar férias, curtir a família. Até Deus precisou descansar no sétimo dia !
*

Massagem, Yoga, meditação.
*

Condicionamento físico.
*

Psicoterapia. Conversar com uma pessoa neutra e tecnicamente preparada ajuda a organizar melhor os pensamentos e administrar melhor os problemas.
*

A medicação acaba com os sintomas físicos e melhora o sono. Com isso a pessoa tem mais “cabeça fria” e energia para procurar soluções.

*Procure conversar mais com as outras pessoas, melhore o seu relacionamento, isto não vai curar mas alivia as tensões.

Se aparece uma Depressão ela irá piorar o Stress e criar um círculo vicioso, portanto deve ser tratada.

Não deixe de se tratar. Sua qualidade de vida só pode melhorar.


Gleidson Marques Silva
Psicólogo/Psicoterapêuta
CRP:13/3886

Nenhum comentário: