Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PREVENINDO O CÂNCER DE MAMA!!!!

O câncer de mama ocupa hoje lugar de destaque na literatura médica por apresentar incidência crescente e elevada taxa de mortalidade entre mulheres brasileiras.

Atualmente no Brasil, estima-se a incidência anual de 40.000 casos novos, acarretando aproximadamente 4.000 óbitos por ano.

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, levando algumas mulheres a perder um tempo precioso. Há um aforismo que diz: "quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura do câncer".



Os principais fatores que contribuem para o diagnóstico tardio são:

· Pobreza de sinais e sintomas do câncer em sua fase inicial, enfatizando-se a ausência de dor local;

· Pouca ênfase que se dá ao auto-exame e à mamografia de rotina;

· Medo da mutilação acarretada pela mastectomia;

· Desconhecimento das reais possibilidades de cura e do tratamento conservador;

· Falta de acesso ou tempo prolongado de espera nas instituições públicas de saúde especializadas no tratamento do câncer;

· Dificuldade de se implementar programas voltados para o diagnóstico precoce.



Fatores de risco:
Inúmeros fatores podem aumentar a chance da mulher desenvolver o câncer de mama, tais como:

· Sexo - o câncer de mama é sobretudo uma afecção do sexo feminino, embora os homens também possam ser acometidos (aproximadamente 1% dos casos);

· Idade - maior incidência acima de 40 anos, sobretudo depois dos 50 anos;

· Mulheres cujas mães, irmãs e/ou tias tenham apresentado câncer de mama, principalmente se a doença manifestou antes da menopausa;

· Primeira gestação após os 30 anos de idade;

· Mulheres que nunca amamentaram;

· Menarca precoce (primeira menstruação) e menopausa tardia (última menstruação);

· Tabagismo;

· Ingestão crônica de bebida alcoólica;

· Obesidade;

· Dieta rica em gorduras de origem animal;

· Sedentarismo;

· Terapia de reposição hormonal por mais de 10 anos.



Sinais e sintomas:
O sinal mais comum do câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço, sobretudo quando não desaparece durante o ciclo menstrual e não muda de local quando apalpado. É bom lembrar que a maioria dos nódulos que aparecem na região mamária são tumores benignos, como por exemplo os cistos e os fibroadenomas, contudo só o médico poderá identificá-los e dar a orientação adequada.

A grande preocupação, portanto, é com os tumores malígnos, como o câncer de

mama, que se desenvolve sem provocar dor, porisso devem ser diagnosticados o mais precocemente possível a fim de possibilitar um tratamento curativo.

Outros sinais que devem ser pesquisados são: edema (inchação), retração da pele (covinha), pele em “casca de laranja”, eritema (vermelhidão), alteração da aréola, ulceração, sangramento ou desvio do mamilo.
Embora o câncer de mama no início não apresente dor, qualquer sensibilidade dolorosa fora do período pré-menstrual deve ser relatada ao médico.



Prevenção e Diagnóstico Precoce:

A melhor maneira de combatermos este câncer é através da prevenção, pois só assim a doença é diagnosticada em sua fase precoce e com melhores chances de cura.

Toda mulher deve procurar o ginecologista uma vez por ano para fazer exame clínico e obter orientação preventiva sobre doenças ginecológicas. A falta de informação leva a um atraso no diagnóstico, impossibilitando muitas vezes o tratamento adequado.

Para a prevenção do câncer de mama, temos:

· Orientação médica preventiva;

· Exame clínico;

· Auto-exame;

· Mamografia (complementada ou não por ultra-sonografia das mamas).



O Auto-exame :

O auto-exame é um método de diagnóstico onde a própria mulher faz, em frente a um espelho, um exame visual de suas mamas e em seguida faz a palpação de ambos os seios.

É portanto uma forma simples de se prevenir de uma doença séria.

Fazendo-o regularmente, a mulher conhece melhor suas mamas, seu volume, a textura do tecido mamário e possíveis alterações que ocorram no período do ciclo menstrual. Assim, tem condições de perceber melhor qualquer alteração que se apresente, e, conseqüentemente, procurar o médico antes que qualquer doença mais grave se desenvolva.

O auto-exame deve ser instruído pelo ginecologista ou por outro profissional da área médica. Este deve ser feito mensalmente, uma semana após a menstruação, pois as mamas estão menos inchadas e doloridas nesta fase do ciclo. As mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês para realizar o auto-exame (por exemplo, todo dia 15). O importante não é o dia em que o auto-exame deve ser feito, mas sim que ele seja realizado regularmente a cada mês.

Qualquer alteração verificada pelo auto-exame deverá ser comunicada com brevidade ao ginecologista ou mastologista, que é o médico especializado em doenças da mama.
Atenção:

As informações aqui apresentadas têm o objetivo de enriquecer seus conhecimentos quanto a prevenção do câncer de mama e não tem a pretensão de substituir a orientação ou o aconselhamento médico profissional. Você não deve usar estas informações para diagnosticar ou tratar problemas de saúde. São várias as especialidades médicas que lidam com o câncer de mama: Mastologia, Ginecologia, Cancerologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral.

Por favor, converse com seu médico para maiores informações.



Colaboração: Dr. José Joel Dantas

Mais informaçõeshttp://www.reservaer.com.br/saude/cancerdemama

Gleidson Marques Silva
Psicólogo/Psicoterapêuta
CRP 13/3886

Nenhum comentário: